O que preciso para iniciar a gestão de imóveis de aluguel?
Fique por dentro das principais ferramentas e recursos necessários para se tornar um gestor de imóveis bem-sucedido. Crie um programa de gerenciamento eficaz.
A profissão de corretor de imóveis tem se revelado cada vez mais relevante no cenário atual, sendo um fator determinante no setor imobiliário.
É o corretor de imóveis que facilita e viabiliza as transações imobiliárias, atuando tanto na gestão como na mediação de venda ou aluguel de imóveis.
Devido a sua importância estratégica, tornar-se um corretor de sucesso exige não apenas conhecimento das tendências de mercado, mas uma série de habilidades e competências específicas.
Portanto, saber exatamente o que precisa ser feito para alavancar uma carreira na corretagem de imóveis pode ser o diferencial entre os atuantes num mercado saturado e competitivo como o imobiliário.
O corretor de imóveis, também conhecido como agente imobiliário, é um profissional autorizado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) a intermediar transações imobiliárias.
Dentre o trabalho a ser realizado por esse profissional, está incluso a compra, venda, aluguel e permuta de propriedades residenciais, comerciais e industriais.
Ele é responsável por todo o processo que envolve a negociação, desde a pesquisa até o fechamento do contrato. Ainda, cuida de todo marketing, atração e relacionamento com o cliente.
Faz assim, a identificação e avaliação do imóvel, análise da documentação, orienta o cliente sobre as leis e regulamentações imobiliárias e conduz a negociação entre os envolvidos.
Assim como toda e qualquer profissão, se tornar um corretor de imóveis requer formação na área, sendo necessário a construção da sua carreira desde o momento em que você inicia seus estudos.
O ingresso começa pela conclusão de um curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) ou superior em Gestão de Negócios Imobiliários, ambos regulamentados pelo MEC e pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).
Realizar essa formação é essencial, pois esse conhecimento técnico proporciona um melhor entendimento do mercado imobiliário, além de proporcionar suporte necessário para a resolução de problemas.
Através do estudo dedicado à área, o corretor de imóveis cria tato para fazer negociações e avaliações de imóveis. Ainda, cumpre o requerido para a obtenção do registro profissional, o CRECI.
Depois de efetuar a formação, o próximo passo é registrar-se no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do estado em que você pretende atuar.
O processo para obtenção do CRECI geralmente envolve o pagamento de uma taxa, a entrega de documentos e do diploma do curso concluído e, em alguns casos, uma prova de aptidão.
O registro no CRECI é obrigatório para que o corretor possa exercer legalmente a profissão e a falta dele poderá acarretar em algumas implicações legais, podendo até perder o direito de exercício.
No entanto, ingressar na carreira de corretor de imóveis vai além da formação e registro no respectivo conselho. Com eles em mãos, o novo corretor deve estar preparado para um mercado competitivo.
Todavia, o mercado imobiliário é repleto de competitividade e demanda, e se você não tiver algo que destaque o seu serviço, será apenas mais um e passará despercebido para os interessados.
Por isso você está aqui hoje! Afinal, é sabendo as melhores dicas e práticas para se tornar um corretor de imóveis de sucesso que você conseguirá chegar num patamar de conquista e destaque profissional.
Foi falado acima sobre a necessidade do CRECI para exercício da profissão de corretor de imóveis e aptidão comprovada. Mas, para além do registro, existem regulamentos próprios da área?
A resposta, claro, não poderia ser outra. Assim como existem códigos de ética e conduta para os médicos, juristas e vários outros profissionais, há regulamento para a atuação do corretor de imóveis.
Este profissional é regulamentado pelo Código de Ética dos Corretores de Imóveis, que foi elaborado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) no Brasil.
Tem o propósito de definir os deveres e direitos dos profissionais do setor imobiliário, delineando a legalidade das transações e o comportamento ético dos corretores ao realizarem suas atividades.
O Código de Ética é uma peça fundamental no que concerne à regulamentação da profissão, visto que oferece diretrizes claras sobre o comportamento que se espera dos corretores de imóveis.
Abrange desde a relação com os clientes, colegas de profissão e órgãos públicos, até aspectos mais específicos, como guardar sigilo de informações confidenciais e a forma correta de publicidade e propaganda imobiliária.
Ademais, o COFECI também provê a formação e qualificação desses profissionais através de cursos obrigatórios e de atualização. Assim, é criado etapas de formação e renovação dos conhecimentos.
Os regulamentos que qualificam a profissão de corretor de imóveis são, portanto, a base para seu exercício. Afinal, é criado padrões com as melhores práticas e serviços de qualidade aos clientes.
Enfatiza-se, porém, que a não conformidade com tais regulamentações pode provocar penalidades, que variam desde advertências até a cassação do registro profissional.
Isso porque o Código de Ética não existe apenas como um registro abstrato, mas sim, como instrumento ativo de trabalho e ordenamento da profissão, sendo um guia participativo.
Ignorar sua existência ou não fazer jus ao que ali está determinado é o primeiro passo para que um corretor de imóveis não atinja seu sucesso e, pelo contrário, se encontre entre os piores do mercado.
Portanto, é imprescindível que os corretores estejam sempre atualizados e de acordo com o Código de Ética e as leis do COFECI, sendo a primeira ferramenta a se preocupar após sua formação.
Para além da formação necessária e dos regulamentos da profissão a serem seguidos, é super importante que um corretor de imóveis conheça as possibilidades financeiras que o aguarda no mercado.
De acordo com uma pesquisa realizada por diversas instituições imobiliárias e de mercado, o salário médio de um corretor de imóveis iniciante varia significativamente, com base em várias vertentes.
Contudo, um valor que comumente é apresentado gira em torno de R$ 2.500,00 mensais. Isso se baseia em uma combinação de salário base mais comissões, principal atrativo da profissão.
Vale lembrar que essa média pode flutuar e frequentemente flutua dependendo da localização, mercado imobiliário local, experiência do corretor e dedicação ao trabalho.
No que diz respeito ao potencial de crescimento na carreira, o corretor de imóveis possui vastas possibilidades, desde o momento de ingresso como corretor iniciante no mercado imobiliário.
Com experiência, networking e um histórico de vendas sólido, o valor das comissões aumenta consideravelmente, fazendo com que seu salário também apresente uma evolução significativa.
Além disso, muitos corretores de imóveis avançam em suas carreiras tornando-se corretores independentes ou abrindo suas próprias corretoras, oferecendo ainda mais possibilidades de ganhos.
Portanto, apesar do início da carreira no mercado imobiliário poder exigir um certo esforço e dedicação, com as habilidades e experiência certas, tem o potencial de ser bastante lucrativo.
Com honestidade, compreensão profunda do mercado local e compromisso com atendimento ao cliente, o corretor de imóveis pode esperar um crescimento salarial significativo ao longo da carreira.
Em relação a forma como um corretor de imóveis atua no mercado imobiliário, existem dois perfis clássicos que evidenciam o modo como o profissional se relaciona com a demanda e com o cliente.
São eles a figura do corretor introvertido e o corretor extrovertido. Mas afinal, quais são as diferenças entre eles e por que é necessário compreender esse fator para o alcance do sucesso na profissão?
O corretor introvertido se caracteriza por ser mais calmo, reflexivo e observador. Prefere escutar a se expressar, sendo mais direcionados aos detalhes e adotando abordagens mais ponderadas.
Difere-se assim do perfil extrovertido, naturalmente sociável, impulsivo e persuasivo, com comunicação totalmente aberta e com tendência a ser mais diretivo em suas estratégias de vendas.
Apesar das diferenças evidentes entre o introvertido e o extrovertido, é preciso entender que não há um tipo melhor de corretor nem um que se destaque mais que o outro, ainda que pareça que sim.
Ambos podem ser efetivos, a depender das circunstâncias e do tipo de cliente com o qual estão lidando. É preciso assim entender o que mais combina com cada cliente, situação e venda a ser feita.
O introvertido pode ter mais êxito quando o cliente prefere uma abordagem mais tranquila e ponderada, valorizando a objetividade e a escuta ativa.
Já o corretor extrovertido pode encontrar sua força quando a situação requer decisões rápidas, comunicação efusiva e uma pitada de entusiasmo na negociação.
Assim, mais importante do que ser introvertido ou extrovertido, o que determina um bom corretor é a sua capacidade de se adaptar a diferentes cenários, compreender as necessidades dos clientes e alcançar metas de vendas de forma eficiente e satisfatória.
Chegou a grande hora! O intuito era fazer com que você conhecesse mais da profissão do corretor de imóveis, entendesse os passos até sua formação e habilitação no mercado, além do perfil utilizado.
Porém, muitos aqui já são corretores de imóveis ou estão quase lá e precisam encontrar estratégias de destaque e renovação no mercado, sob o risco de perder tudo o que já construíram.
Um exemplo disso é Luciana. Corretora há mais de 10 anos, conta apenas 2 membros em sua equipe e passa dificuldades após perder mais de nove meses de dados dos clientes e das vendas já feitas.
Desesperada após perder muitas informações necessárias para o seu trabalho e ver o afastamento de vários clientes, todos em busca da concorrência, ela sabe que precisa se renovar urgentemente.
Para isso, tanto Luciana como você podem ficar tranquilos. Seja você um corretor de imóveis iniciante, seja um corretor na mesma situação que nossa querida colega, as dicas são indispensáveis!
Entender o mercado imobiliário é um passo fundamental na jornada de um corretor de sucesso, sendo o primeiro estudo e procedimento a ser realizado para alcance do destaque.
O mercado imobiliário, como qualquer outro, tem suas nuances, tendências e particularidades que podem ser decodificadas e utilizadas estrategicamente pelos profissionais da área.
É preciso entender as flutuações de preços, os melhores bairros para investimento, além das expectativas de mercado a curto, médio e longo prazo.
Da mesma forma, há que se compreender os gêneros de propriedades que estão em alta na preferência dos compradores, enfim, ser um verdadeiro estudioso do comportamento do mercado.
Esse conhecimento aprofundado permite que o corretor de imóveis possa tomar decisões mais acertadas e oferecer consultorias de vendas eficazes, levando a um melhor desempenho em sua carreira.
No caminho para se tornar um corretor de imóveis de sucesso, é fundamental que você desenvolva conhecimentos necessários para a excelência na profissão.
Um bom manejo de negociações, habilidades interpessoais robustas, um extenso conhecimento do mercado imobiliário e entendimento das leis e regulamentos locais é um excelente começo.
Além disso, buscar o conhecimento e a aplicabilidade de uma aptidão para análise de dados e tendências do setor são aspectos essenciais a se desenvolver.
Também são relevantes a familiaridade com ferramentas tecnológicas de ponta do setor e uma sólida capacidade de gerenciamento de tempo e organização.
Por outro lado, há que se observar as habilidades, que têm se tornado cada vez mais necessárias em meio à competitividade acirrada e o ritmo acelerado do mercado moderno.
Tal desenvolvimento não acontece da noite para o dia, é necessário investir tempo e esforço constante em aprendizado e melhoria contínua.
Cursos especializados, workshops, seminários, leituras focadas e até mesmo um mentor experiente na área podem ser úteis para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Mas lembre-se: a prática e a experiência direta no campo são inestimáveis para aprimorar suas habilidades. Não basta entender a teoria, você precisa colocar para acontecer.
Se tornar um corretor de imóveis não é suficiente para garantir o seu sucesso no mercado se você não entender perfeitamente todas as leis e regulamentações relacionadas a essa profissão.
As leis que regem a compra, venda e aluguel de imóveis, as regulamentações que precisam seguir, leis de zoneamento e uso da terra, entre outras, são essenciais para um corretor de imóveis.
O entendimento dessas leis não apenas permitirá que você evite problemas legais, mas também lhe dará uma vantagem competitiva ao oferecer um serviço melhor e mais informado aos seus clientes.
Por exemplo, você poderá informar aos seus clientes sobre qualquer restrição legal relacionada a sua propriedade, como restrições de uso da terra ou construção.
De todos os recursos disponíveis para os corretores de imóveis, a tecnologia é uma grande aliada, já existem diversos softwares e aplicativos de gestão de imóveis no mercado.
O uso de CRM específicos para imobiliárias e corretores autônomos, ferramentas para criação e gestão de um site próprio, entre tantos outros, faz toda a diferença no gerenciamento da sua imobiliária.
Estabelecer a sua marca e identidade é uma etapa crucial no processo de se tornar um corretor de imóveis de sucesso. Envolve muito mais do que apenas agenciar propriedades e fechar negócios.
Sua marca pessoal é a imagem que você projeta no mundo e como as pessoas perceberão você. Ela deve transmitir sua personalidade, seus valores e seus pontos fortes como corretor.
Isso inclui um nome de marca impactante, um logotipo atraente e um slogan que deixe claro o que você oferece aos seus clientes. Tudo deve estar em sincronia com a modernidade do mercado.
Sua identidade de marca deve ser consistentemente representada em todas as suas plataformas de marketing, desde o seu site até os seus perfis de redes sociais.
Depois de compreender todas as nuances da corretagem de imóveis, a próxima decisão crucial que você precisa tomar é se deseja ser um corretor autônomo ou contratado.
Ao optar por ser um corretor de imóveis autônomo, você terá mais liberdade na condução dos negócios, na escolha dos clientes e no horário de trabalho.
Já se optar por ser um corretor contratado por uma imobiliária, você terá um caminho um pouco mais estável com a vantagem de contar com uma estrutura já existente, além de receber orientação e suporte da empresa.
A escolha entre essas duas opções deve ser feita ponderando seus próprios pontos fortes, suas preferências e seus objetivos de carreira. Escolha o que mais se alinha com suas ambições profissionais.
Identificar um segmento específico no ramo imobiliário que possa ser pouco explorado ou onde você acredite que possa trazer uma abordagem distinta.
Esta estratégia pode englobar a especialização em um tipo específico de imóvel, como condomínios de luxo, imóveis rurais, comerciais ou imóveis para aluguéis de temporada.
Assim, é possível canalizar seus esforços e conhecimentos para um determinado grupo, tornando-se um especialista no assunto e criando, dessa forma, uma vantagem competitiva no mercado.
Isso não quer dizer que, como corretor, você não possa lidar com outros tipos de imóveis. No entanto, ao definir um nicho, você tem maiores chances de se tornar uma referência nesse segmento.
Aprender a fazer uma venda não é apenas essencial, mas pode ser a diferença entre uma carreira bem-sucedida e uma não tão bem-sucedida em corretagem de imóveis.
No coração da profissão, vender é um talento intrínseco que pode ser refinado e aperfeiçoado com a experiência e conhecimento adequado.
Não se trata de apenas transacionar imóveis, mas de compreender necessidades, desejos e sonhos, que podem variar de cliente para cliente.
Para fazer isso, um bom corretor deve ser empático, deve ter uma excelente capacidade de comunicação e deve saber negociar, e todos esses atributos são características de um bom vendedor.
Um plano de marketing eficiente é como um mapa que guia o corretor de imóveis no atingimento de seus objetivos e ajuda a se destacar em meio à acirrada concorrência.
Uma estratégia de marketing não se trata apenas de publicidade, mas envolve o estudo da região de atuação, observação do perfil dos clientes, análise dos pontos fortes e fracos de seus imóveis, estudo da concorrência e definição das metas a serem alcançadas.
Lembre-se: o marketing é uma ferramenta que, usada de maneira correta, pode abrir portas e impulsionar a carreira de qualquer corretor de imóveis.
Networking é o ato de criar uma rede de contatos e relacionamentos profissionais.
É através desta rede que você pode encontrar e gerar novas oportunidades de negócios, trocar experiências e informações relevantes sobre o mercado imobiliário.
Ainda, você consegue ficar por dentro das tendências e novidades, além de ganhar visibilidade e reconhecimento no ramo.
Fomentar uma boa rede de contatos pode ser o diferencial que irá colocar você à frente de muitos outros profissionais.
Depois de se tornar um corretor de imóveis, uma das estratégias mais eficazes para garantir o sucesso é construir relacionamentos sólidos com os clientes.
Isso vai além de simplesmente fechar negócios, torna-se necessário estabelecer uma conexão genuína e duradoura com os clientes.
A compreensão de suas necessidades, desejos e assegurando que eles confiem na sua competência e ética de trabalho é fundamental.
O cliente deve perceber que você tem o compromisso de servir ao melhor interesse dele, o que muitas vezes significa oferecer conselhos e serviços além do esperado.
Para prosseguir na carreira de corretor de imóveis, uma das características primordiais é possuir foco e determinação. São a base para vencer as adversidades que aparecerão ao longo da jornada.
O corretor precisa ter bem definido seus objetivos, e dedicar-se incansavelmente até atingi-los, mantendo-se resiliente mesmo nos momentos de menor sucesso nas negociações.
A determinação é o que o fará persistir, mesmo em meio a momentos desafiadores, estimulando a busca por novas estratégias e soluções que levem à concretização dos seus objetivos.
Ao mesmo tempo, o foco é o que permite ao corretor manter-se na rota traçada, sem se deixar desviar por obstáculos temporários. Assim, possibilita ao corretor uma visão clara do seu alvo.
Por fim, como afirmado anteriormente, muitos de vocês já são corretores de imóveis habilitados e estão em busca de estratégias para aprimorar sua atuação no mercado.
Uma dessas estratégias cruciais e indispensáveis no exercício e construção de carreira como corretor de imóveis é aprender a aproveitar as oportunidades de negócio.
Isso envolve estar atento às tendências do mercado imobiliário, identificar as necessidades dos clientes e buscar imóveis que se enquadrem em suas preferências.
Nesse mesmo sentido, é fundamental manter um relacionamento próximo com os clientes, estar sempre disponível para responder suas dúvidas e transmitir segurança e confiança nas negociações.
Agora que você já sabe o que precisa fazer para se tornar um corretor de imóveis de sucesso, basta colocar em prática cada dica e aprendizado e ver a sua imobiliária crescer cada vez mais!
Contudo, assim como todo caminho, a construção do seu sucesso não está livre de obstáculos. Por isso, é preciso conhecer os principais desafios do mercado imobiliário e como acabar com eles.
A falta de transparência pode tornar a competitividade do mercado injusta e dificulta o acesso às informações para compradores e vendedores.
Para enfrentar essa dificuldade, é necessário incentivar esforços regulatórios que promovam a transparência.
Agentes imobiliários também podem adotar práticas de negócios éticas, como divulgar completa e honestamente todas as informações relevantes sobre uma propriedade.
Obter financiamento é uma barreira significativa no mercado imobiliário. Muitos se deparam com taxas elevadas, requisitos de crédito rígidos e processos de aplicação longos e confusos.
Para superar isso, compradores podem trabalhar para melhorar sua pontuação de crédito e buscar opções, como emprestadores alternativos ou programas de financiamento governamental.
A volatilidade do preço pode representar um grande desafio para os participantes do mercado imobiliário.
Resistindo a isso, os investidores devem realizar uma pesquisa de mercado abrangente e manter-se a par das tendências para determinar o momento certo de comprar ou vender uma propriedade.
A diversificação de investimentos imobiliários pode ajudar a minimizar o impacto da volatilidade dos preços.
Instabilidade política, altas taxas de desemprego, recessão econômica, entre outros podem representar um desafio significativo para o mercado.
Para enfrentar isso, é necessário ficar atualizado sobre as condições econômicas e políticas atuais e ter um plano flexível que possa se adaptar a essas variáveis.
A enorme quantidade de procedimentos legais e burocráticos na compra ou venda de propriedades imobiliárias pode ser uma barreira para muitos participantes do mercado.
Para enfrentar essa dificuldade, é aconselhável procurar o conselho de um advogado imobiliário que possa ajudar a navegar pelos procedimentos legais.
Trabalhar com um agente imobiliário confiável também pode simplificar o processo de compra ou venda de uma casa.
Mesmo que não seja tão popular mais e muito comentada no mercado, e que raramente abordem o real valor desse profissional, tornar-se corretor de imóveis é uma proposta muito valiosa.
Longe de ser uma profissão ultrapassada, a função do corretor tem se mostrado cada vez mais crucial na gestão de imóveis, dado seu conhecimento do mercado e habilidade em administrar negociações.
Dominar essa carreira, conforme orientado pelas dicas deste guia, é uma ponte para que você crie e estabeleça o caminho certo para o seu sucesso profissional.
Ainda que a profissão de corretor de imóveis possa não ser amplamente falada, é indiscutível a importância e o potencial que ela oferece, sendo, portanto, uma excelente opção profissional.
Desde a escolha em ser um corretor de imóveis, até a eliminação das barreiras, formação, estudo e construção de um caminho que leve ao sucesso, essa profissão traduz a riqueza do mercado imobiliário.
Todavia, nada é possível se você além de se tornar um profissional de qualidade, não implementar as ferramentas necessárias para fazer com que tudo isso se torne real e possível.